26.03.2020

Quando falamos nos tornamos investidores, começamos a ler mais e acompanhar notícias sobre o assunto. Um vocabulário extenso aparece e ficamos por um tempo procurando algumas explicações. Preparamos os top 10 termos mais usados para que você fique por dentro das notícias:

1 Mercado Financeiro

O mercado financeiro é tudo que engloba as operações de compra e venda de ativos financeiros. É onde acontecem as operações de investimentos financeiros. Eles funcionam, dispondo de compradores e vendedores, tornando-se rápida a comunicação entre eles. Ele é vital para a economia e para a relação entre comprador e vendedor.

2 Ativos Financeiros
Os Ativos financeiros são intangíveis, ou seja, não é possível vê-los fisicamente, são conhecidos por representar recursos econômicos ou posse, que tenham a possibilidade de se tornar algo de valor, tal como dinheiro, valores mobiliários, mercadorias, câmbio e etc.

3 Mercado de ações
No mercado de ações ocorre a negociação de títulos mobiliários e imobiliários, é um ambiente público e organizado com essa finalidade. Isso ocorre através da intermediação da bolsa de valores ou mercado de balcão.

4 Acionista
O acionista é quem possui ações de uma sociedade anônima e que, consequentemente, acaba por se tornar proprietário de uma parcela da empresa, tem participação na gestão da sociedade e também detém parte do seu capital.

5 Broker
Broker é o operador intermediário, são necessárias pessoas autorizadas para fazer as mediações e entrar em contato direto com a bolsa. A figura do Broker aparece sempre ligada à alguma corretora.

6 Home Broker
As corretoras podem oferecer um sistema de compra e venda de ações pela internet (Home Broker). Ela ainda é intermediária dos investimentos, porém as ordens que são executadas vêm diretamente do cliente. Nesse sistema, a única coisa necessária é um cadastro no sistema e um computador para o acompanhamento das cotações, análises e resultados das operações.

7 Dealer
O Dealer é um negociante, distribuidor, mas quando estamos falando de investimento no Brasil ele é reconhecido por uma instituição financeira que trabalha como uma intermediária do BACEN (Banco Central). Trabalham regulando a liquidez do mercado financeiro, atuando através de expedição ou contração da disponibilidade de dinheiro em circulação.

8 Day Trading
Consiste em uma modalidade de negociação utilizada nos mercados financeiros que tem como objetivo a compra e venda ou venda e recompra dos mesmos ativos financeiros em um curto período, pela mesma sociedade corretora ou especulador.

9 Indexador
Os indexadores nada mais são do que taxas que giram em torno dos nossos investimentos. Todo investimento em renda fixa, paga seu investidor através de algum índice e esse é o indexador. Algumas dessas taxas mais conhecidas são a Selic e IPCA.

10 Lastro
É a garantia do seu ativo, como o país que só pode imprimir moedas se houver um lastro, que é a produção de riquezas igual ao dinheiro impresso. Aqui na Gocap, além do lastro imobiliário, garantimos o seu aporte inicial em contrato, mais uma garantia da segurança ao trabalhar conosco.

Espero ter ajudado você a saber um pouco mais sobre o mercado e nosso vocabulário. Mas fique tranquilo, somos especialistas e facilitamos todos esses processos para você!

Max Cavalheiro

CEO-Fundador Gocap

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *