29.04.2020

Está terminando o prazo para declaração do imposto de renda (IR), mas afinal de contas, o que é isso?

O imposto de renda nada mais é do que um tributo federal no qual cada contribuinte (tanto pessoa física como pessoa jurídica) é obrigado a pagar uma porcentagem de sua renda para o governo.

Isso serve para uma finalidade bastante óbvia: manter o país. É com os impostos que os governos estaduais e federal mantêm o Brasil e é por isso que as pessoas são obrigadas a pagar.

Ok, todo mundo já sabe o que é o imposto de renda, mas por que eu preciso declarar? E como faço isso? E se sou investidor, preciso declarar os tributos em cima dos meus investimentos?

Calma! Continue lendo este artigo e você vai entender tudo isso!

Por que declarar? 

O próprio nome já diz: declaração de imposto de renda é quando o cidadão declara para o governo se ele realmente pagou todos os impostos corretamente e de acordo com quanto a pessoa ganhou, gastou, investiu e pagou de imposto ao longo de um ano.

Ou seja, é como se fosse mesmo um acerto de contas entre governo e cidadãos, para saber se você ainda precisa pagar algo ou receber uma restituição.

Por isso, é muito importante declarar seu imposto de renda todos os anos: é uma maneira de estar em dia com as suas obrigações de cidadão, sobretudo com relação ao pagamento dos impostos!

Os meus investimentos também devem ser declarados?

Ok, vou declarar meus ganhos e gastos e está tudo bem, certo?! Errado. Se você é investidor, também precisa declarar seus investimentos.

Neste caso, o que é tributado são os saques dos seus rendimentos adquiridos com as aplicações. Ou seja, se você investiu uma determinada quantidade e fez o resgate desse rendimento, você precisa declarar!

Neste contexto, a Gocap se posiciona como favorável à declaração de imposto de renda, considerando necessária para se manter em dia com o governo. Por isso, se você é investidor Gocap, fique atento para declarar também os investimentos.

Declaração IR para investidores Gocap

Investidor, agora que você já viu a necessidade de declarar o imposto de renda, chegou a hora de separar seus documentos e declarar o seu.

Com relação aos investimentos, aqui na Gocap você é o responsável por acrescentar o valor dos saques dos rendimentos feitos em 2019 na sua declaração e fazer a tributação. Do nosso lado, ficamos responsáveis por fazer a declaração de rendimentos gerados para a empresa.

Essa orientação foi dada pela Receita Federal para 2020, e aguardamos as novas regras para a declaração do próximo ano!

Reforçamos a necessidade de não perder o prazo para declarar seu imposto de renda! E conte com a gente se precisar de uma mãozinha 😉

Max Cavalheiro

CEO-Fundador Gocap

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *