15.01.2020

Começo de um novo ano, tempo em que ficamos pensativos, fazendo um balanço das promessas que cumprimos ou não e hora de sentar e planejar como vai ser essa nova etapa.

Você deve ter um amigo, ou conhecido, que tem um salário justo mas está sempre sem dinheiro, não tem? Isso acontece com muita gente. E o que diferencia essas pessoas das outras, normalmente, é o uso indevido do cheque especial e o acúmulo de pequenas dívidas. Isso tudo por falta de um simples planejamento financeiro.

Com ele, as pessoas planejam seus gastos, usam melhor o seu dinheiro, têm poder de compra e ainda conseguem poupar.

Para ajuda-lo a realizar seus sonhos em 2020, trouxe 7 dicas que podem ajudar:

 

Dica 1 – Defina seus objetivos

#GODream! É a hora de pegar papel e caneta e escrever seus sonhos, desejos e necessidades. O que você precisa para ser feliz? Faça escolhas, defina objetivos de curto, médio e longo prazo: trocar o carro, quitar dívidas, fazer uma viagem com a família.

 

Dica 2 – Hora de mudar os hábitos

Agora você vai precisar controlar seus gastos. Faça uma planilha, pode ser no caderno, no computador ou num aplicativo do celular. Entenda e analise os gastos desnecessários que podem ser cortados. O que você realmente precisa? O que pode abrir mão para conseguir ter dinheiro para aquela viagem dos sonhos? Faça uma lista de prioridades.

 

Dica 3 – Hora de Poupar

Depois de mapear seus gastos e entender onde pode economizar, reserve uma quantia para poupar. Avalie os objetivos e veja quais os investimentos de curto e longo prazo. *** GODream! Aqui na Gocap nós podemos ajudar a analisar os investimentos de acordo com os seus sonhos, esse é nosso trabalho.

 

Dica 4 – Envolva a Família

Se você tem esposa, marido ou filhos, deve explicar à família quais suas decisões financeiras e como elas acontecerão ao longo do ano. Conte sobre seus objetivos e sonhos. Quando eles são compartilhados ganham força, a família participa e o alcance das metas fica mais fácil.

 

Dica 5 – Compare Preços
Vai adquirir algum bem? Não compre a primeira opção, compare! Analise os preços, não faça isso no impulso porque você pode fazer um investimento errado.

 

Dica 6 – Crie Metas Mensuráveis

Quando você sonha com seus objetivos e pensa na sua lista de prioridades, precisa de metas para buscar e controlar os resultados desse planejamento. As metas são os sonhos com prazos para acontecer. Quando for cria-las, use o método SMART, traçando metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes para você e com prazo para acontecer.

 

Dica 7 – Controle

Por último, tenha esse controle fácil, de preferência no seu celular, na palma da mão, para que você possa acompanhar os gastos durante o mês e “repensar a rota” se for preciso.

 

Espero ter ajudado.

Que esse ano seja próspero, planejado e rentável para você.

Max Cavalheiro

CEO-Fundador Gocap

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *