12.03.2020

O título deste artigo já deve ter te deixado com certo receio, não é mesmo?! Afinal, será que estamos no fim dos tempos? Calma! Não é nada disso.
Você vai conhecer agora os impactos da disseminação do Coronavírus (também chamado cientificamente de Vírus COVID-19) por todo o mundo e de que maneira isso impacta também nos seus investimentos. Confira:

Corona….vírus!

Apesar deste nome parecer legal, o Coronavírus é uma doença extremamente perigosa que já matou mais de 4 mil pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No total, ainda segundo a Organização, já são mais de 100 mil pessoas infectadas.
O vírus, que começou a se manifestar na China em janeiro, já atingiu todos os países e hoje, está no patamar de se tornar uma pandemia (uma epidemia generalizada de uma doença infecciosa, que se espalha entre a população mundial).
Com isso, muitos setores estão sendo atingidos, principalmente o econômico.

Impacto na economia e nos investimentos

Não é novidade para ninguém que a China é um dos principais mercados econômicos do mundo. Por esse motivo, quando o país todo é colocado em quarentena, o mercado deixa de funcionar da maneira que deveria.
Ok, mas isso é só na China, certo?! Errado! A Itália também está passando por um enorme surto, além de outros países da Europa e também o Brasil. Portanto, mais gente está sendo “retirada da sociedade” para ficar em quarentena até as suspeitas acabarem.
Mais pessoas em casa é igual a menos produção e menor consumo. Tudo isso gera uma interrupção no mercado que impacta diretamente no PIB dos países a curto prazo.
Com isso, as empresas são fortemente prejudicadas e acabam perdendo produção e faturamento.
É um cenário realmente preocupante, considerando o fato de que uma quantidade de dinheiro está sendo perdida com tudo isso.
Se um investidor da bolsa de valores acompanhar suas aplicações antes e depois do Coronavírus, por exemplo, poderá notar que há uma queda significativa em muitas ações, sobretudo nesta semana, gerando preocupação e a indagação “E AGORA, O QUE EU FAÇO?”.
Afinal, a queda na bolsa de valores é uma realidade!

Circuit Breaker

Tão real que durante essa semana, o mecanismo Circuit Breaker precisou ser acionado!
Não sabe o que é isso?! Vamos explicar.
O chamado Circuit Breaker é um procedimento que interrompe por um momento, todas as negociações da B3, responsável pela Bolsa de Valores no Brasil.
Quando ele é acionado, significa que a coisa realmente está bem feia! E de fato, está…
Em 20 anos, esse procedimento só precisou ser acionado 3 vezes, em ocasiões realmente complicadas!
Ou seja, estamos realmente passando por uma crise. Mas ainda assim é importante manter a calma e saber que as coisas não vão ficar desse jeito pra sempre e que logo as perdas serão recuperadas.
Para entender isso, é importante estudar o mercado e claro, diversificar a carteira de investimentos.

Estude!

Por conta de tudo isso, existe um clima de medo entre os investidores: medo de serem “engolidos” por esses fatores externos e sair prejudicado com seus investimentos. Mas calma, não é bem assim!
Lembre-se: esse é um evento externo, que está entrando no Brasil agora (ao todo, são cerca de 30 casos).
Mesmo assim, isso não significa o fim do mundo para os investidores brasileiros: é apenas um momento ruim para todo o mundo, devido uma grande crise.
Portanto, investidor, estude o mercado para que possa se sentir mais seguro neste cenário e sem medo do Coronavírus.
Uma dica muito legal também é confiar seus investimentos a quem realmente entende. Para isso, a Gocap é a melhor opção!
Invista com a Gocap e garanta ótimas rentabilidades! 😉

Max Cavalheiro

CEO-Fundador Gocap

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *