28.10.2019

Em evento para empresários, realizado pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, foram discutidos alguns conceitos que fazem parte da vida do empreendedor de hoje.

O Conceito de Sucesso.
Antes, o sucesso era reconhecido com o retorno financeiro – carros, casas e riqueza – hoje, mais do que nunca, sucesso está ligado a outros fatores como qualidade de vida e realização de um propósito.

Escola de Vida é tão importante quanto Educação.
Thiago Vinícius, empreendedor da periferia de São Paulo, conta que mesmo sem uma educação formal criou uma instituição financeira de sucesso. O Banco Comunitário União Sampaio instituiu uma moeda própria na comunidade e concede empréstimos para pequenos empreendedores da região.
“Sou formado em ruologia e pós-graduado em pular muros. A educação é muito importante, mas podemos ir longe aprendendo na Escola da Vida. É a determinação do empreendedor que vai definir o seu sucesso” – ele conta em entrevista durante o evento.

É Possível Criar Demanda para seu Produto.
Antigamente, uma demanda era identificada e criava-se um novo produto para atendê-la. Hoje, é possível criar demanda para o seu produto. Um exemplo são os smartphones, sem os quais não vivemos mais: a demanda foi criada para o novo produto.

Ter Flexibilidade é Fundamental.
Se um projeto não está dando certo ou um produto/serviço não está sendo aceito, a empresa pode sim mudar de foco e de estratégia. A flexibilidade nos negócios é muito importante. Recalcular rota é fundamental.

Existem Oportunidades no Caos.
Em meio a tantas transformações, temos a chance de fazer muitas coisas diferentes. O empreendedor pode descobrir muitas possibilidades. Pode ajudar quem precisa realizar um sonho ou tem uma nova necessidade. Vale ficar atento e entender quais são essas novas demandas.

Max Cavalheiro

CEO-Fundador Gocap

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *